Quem somos

A CARACOL POP - Associação é uma Organização Não Governamental (ONG) que nasceu em 2017 na sequência do processo do Movimento pelo Jardim do Caracol da Penha: um conjunto de cidadãos de Lisboa moradores (e amigos) nas freguesias de Arroios e da Penha de França que em 2016 se juntou por um jardim público (e contra a construção de um parque de estacionamento) numa antiga quinta de 10.000m2 pertencente à Câmara Municipal de Lisboa (CML). Uma petição com 2600 assinaturas entregue à Assembleia Municipal de Lisboa (AML), uma vitória na edição 2016 do Orçamento Participativo da CML (com 9477 votos) e um Processo Participativo depois... e o Jardim do Caracol da Penha está prestes a inaugurar! 

Em 2017 achámos que queríamos e podíamos fazer mais e fizemos a Caracol POP - Associação, que lançámos publicamente em 2021.

Nos entretantos, em 2019, criámos o Movimento Stop Torre 60m Portugália — um movimento cidadão contra a construção de um edifício de 16 andares, 60 metros, no Quarteirão da Cervejaria e da antiga Fábrica Portugália, a favor de intervenções urbanísticas com participação dos moradores dos bairros e que solicitou a suspensão do Regulamento do Sistema de Incentivos a Operações Urbanísticas com Interesse Municipal. Entregámos uma petição com 2800 assinaturas à AML.

Entre outros assuntos, preocupa-nos, hoje, uma discussão participada sobre uma análise e intervenção sistémicas sobre todo o eixo da Avenida Almirante Reis.

logo_Caracol_POP6.png